quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Inep divulga gabarito oficial do Enem


Realizado nesse sábado (05) e domingo (06) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve mais de 8,3 milhões de inscritos, de acordo com o MEC mas apenas 70% fizeram as provas, um total de 5.848.619 e destes, 768 candidatos foram eliminados por irregularidades, este foi o segundo menor índice de eliminados. O menor foi em 2015, quando 740 estudantes foram proibidos de fazer a prova. O maior foi em 2013, com 1.522 eliminados.

 Entre os candidatos eliminados, 641 foram por “descumprimento de regras gerais”. Entre os motivos estão descumprimento da regra que exige uso de caneta transparente ou atraso. O uso de detector de metais eliminou 120 candidatos. Sete inscritos foram eliminados por se recusar a fazer o teste de biometria.

O Enem foi aplicado em 1.607 locais espalhados pelo país. A nota da prova é importante porque é usada como critério de seleção em diversas instituições de ensino superior público. A prova voltará a ser aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro para os que estavam inscritos para fazer o exame em uma das 405 escolas ocupadas em protesto contra a proposta de reforma do ensino médio e a PEC que limita o aumento dos gastos públicos. O Ministério da Educação estima um prejuízo de R$ 15 milhões, custo da nova aplicação.

O Inep informou que irá divulgar no início da próxima semana os locais de prova dos cerca de 271 mil candidatos que farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro. A prova deixou de ser aplicada em 405 locais por conta de ocupações em protesto à proposta de reforma do ensino médio e à PEC que limita o aumento dos gastos públicos.

Gabarito Oficial download

1º Dia                              2º Dia

Caderno 1 Azul               Caderno 5 Amarelo
Caderno 2 Amarelo         Caderno 6 Cinza
Caderno 3 Branco           Caderno 7 Azul
Caderno 4 Rosa              Caderno 8 Rosa



Com o gabarito, o estudante saberá quantas questões ele acertou, porém, as notas só serão divulgadas no dia 19 de janeiro, segundo o Ministério da Educação. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) permite que um mesmo número de acertos gere notas diferentes, pois as questões têm pesos diferentes.

Ainda não foi divulgada a data de abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera as notas do Enem para distribuição de vagas em universidades públicas.
Além da seleção de vagas em universidades públicas, o Enem é obrigatório para estudantes de escolas públicas interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), em bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior por meio do Fies.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário